Fazer uma pergunta:


Qual a diferença entre os Certificado Digital tipo A1 e tipo A3?

Solução A funcionalidade e o padrão do certificado digital são idênticos, a principal diferença é a mídia de armazenamento.

No certificado digital tipo A3, a chave privada é armazenada em dispositivo portátil inviolável do tipo smart card ou token, que possuem um chip com capacidade de realizar a assinatura digital. Este tipo de dispositivo é bastante seguro, pois toda operação é realizado pelo chip existente no dispositivo, sem qualquer acesso externo à chave privada do certificado digital.

No certificado digital tipo A1, a chave privada é armazenada no disco rígido do computador, que também é utilizado para realizar a assinatura digital.

Se por um lado o certificado tipo A3 oferece maior segurança, o certificado A1 tem melhor desempenho por utilizar o computador para realizar a assinatura digital, que é um fator a ser considerado para empresas que emitem um grande quantidade de NF-e diária.

A aquisição de certificado digital do tipo A3 deve ser realizada com cautela, pois nem todos os dispositivos portáteis oferecem compatibilidade e suporte para todas as plataforma de hardware e/ou ambiente de sistema operacional.

Assim, recomendamos que verifique com o seu fornecedor se certificado digital desejado é adequado para as suas necessidades e compatível com o uso pretendido.

Fonte: http://nf-eletronica.com/blog/?page_id=59
 
Este Artigo ofereceu ajuda? sim / não
Detalhes do artigo
ID do Artigo: 6
Categoria: Certificado Digital
Data de publicação: 30-11-2009 11:05:25
Visualizações: 13555
Classificação (Votos): Classificações de artigo 4.6/5.0 (118)

 
<< Voltar